Relato da prática
Entre tantas atividades terapêuticas e musicais trabalhadas no Espaço 23, tais como a improvisação e criação musical, a prática do canto e de instrumentos, utilizo também a escuta musical e especialmente a da música clássica. O breve relato deste texto, apresentará um resultado de um dos autistas que venho trabalhando e que me surpreendeu. Miguel, 10 anos de idade, está comigo há 4 anos, é um autista não verbal hiperativo, com muita dificuldade de concentração numa atividade. Há dois anos passou a ser meu enteado, o que ampliou a minha proximidade e consequentemente a minha capacidade de observação. Depois de algumas tentativas para usar o head-phone, fundamental nesta atividade, ele conseguiu aceitar o acessório e passou cerca de 20 minutos escutando "Música noturna", de Mozart. Aproveitei o momento positivo e promissor e num outro encontro optei por pura intuição a audição da música “Quatro Estações", de Vivaldi, e para minha surpresa ficou por 45 minutos completamente envolvido pela composição.
Foram 45 minutos escutando música, quieto, parado, sozinho, e podia-se perceber sua alegria e interação através de sua expressão. Importante ressaltar que não haviam imagens passando no monitor do laptop. Televisão, tablet, revistas, ou até mesmo a janela do carro em movimento que são, na maioria das vezes, o que o faz ficar quieto por tanto tempo. E assim ficou sentado, sendo seu sistema auditivo acariciado pelos timbres (sonoridade de cada instrumento), pelas melodias, os ritmos, as surpresas das intensidades (forte e fraco), enfim um complexo de beleza musical iluminando, circulando em sinapses pelo seu cérebro. Uma experiência positiva que abre espaço para continuarmos investindo nessa direção.
Pesquisas em Musicoterapia
A musicoterapia é uma técnica terapêutica que usa a música em todas as suas formas com participação ativa ou receptiva. Esta atividade, que é receptiva, há muitos anos vem sendo pesquisada na neurologia, na psicologia entre outras áreas do conhecimento. A ideia básica nestas pesquisas é reconhecer que algumas doenças perpassam e até mesmo se originam no cérebro, que então transmite a uma parte do corpo um estímulo específico que reproduz um distúrbio, uma doença.
A terapia através da escuta musical tenta obter estímulos contrários, que se oponham àqueles que são relacionados à doença. A ideia é tentar criar um anteparo no sistema nervoso, um certo bloqueio para àqueles que possam estar estimulando ou produzindo a alteração .
A partir de várias melodias de compositores clássicos, os pesquisadores fizeram com que vários pacientes, com dificuldades diversas, tais como: ansiedade, hipertensão, insônia, etc ficassem escutando por um determinado tempo várias obras musicais, de Mozart, Bach, Beethoven entre outros, e alcançaram efeitos surpreendentes. Criaram assim algumas listas de obras clássicas que visam auxiliar em diversas doenças. (A lista estará no final do texto)
Sugestões para se iniciar uma escuta musical
A) Conseguir um head-fone que cubra a orelha.
B) Sentar inicialmente com a criança no colo conter seus impulsos para se mexer e sair.
C) Geralmente as músicas clássicas são grandes. Pode-se pensar em fazer um planejamento de escuta gradativa.
D) A escuta, sempre de headphone, pode ser auxiliada entretendo o paciente com algum objeto na mão.
E) Caso escute pelo YouTube sugiro que se utilize músicas que tenham imagens fixas para não tirar o foco na audição, valorizar a força do alcance das ondas sonoras ao córtex auditivo e a partir daí se espalhar para outras direções do cérebro.
Resultado da Pesquisa da Escola de medicina integral de Caracas
Insônia:
Nocturnes de Chopin (op.9 No. 3)
http://www.youtube.com/watch?v=gCPnUFmIJWM
(Op.15 No. 2)
http://www.youtube.com/watch?v=SbAEsaZ8_LM
(ou página 9 # 2)
http://www.youtube.com/watch?v=YGRO05WcNDk&feature=related
Prelúdio para a cochila de Fauno por Debussy
https://www.youtube.com/watch?v=9_7loz-HWUM
Canon em Re de Pachelbel
http://www.youtube.com/watch?v=hOA-2hl1Vbc&feature=related
Hipertensão:
As quatro estações de Vivaldi
http://www.youtube.com/watch?v=yb8icchy4H4&feature=fvst
Serenade nº13 em Sol Mayor por Mozart
https://www.youtube.com/watch?v=z4Hfv00eqoI
Música aquática de Haendel
https://www.youtube.com/watch?v=cnn3TVBDtcA
Concerto para violino Beethoven
http://www.youtube.com/watch?v=Qx9LOgSGGqk
Symphony nº 8 de Dvorak
http://www.youtube.com/watch?v=W5UbrhqdqQE
Ansiedade:
Concerto de Aranjuez de Rodrigo
http://www.youtube.com/watch?v=RxwceLlaODM
As quatro estações do Vivaldit http://www.youtube.com/watch?v=f_pjH2b808w&feature=related
Sinfonia de Linz, k425 de Mozart
http://www.youtube.com/watch?v=JcDFZSEGFno
Dor de cabeça:
O Sonho de Amor de Lisz
http://www.youtube.com/watch?v=_pysf5ixCTQ
Serenata de Schubert
http://www.youtube.com/watch?v=ZpA0l2WB86E&feature=related
Hymn to the Sun by Rimsky-Korsakov
https://www.youtube.com/watch?v=klDF0jvCdb4
Dor de estômago:
Música para Telemann's Table
http://www.youtube.com/watch?v=8exrY_VSeZc
Haendel's Harp Concert
http://www.youtube.com/watch?v=iBnr6mJZJFg
Concerto do oboe de Vivaldi
http://www.youtube.com/watch?v=jEQ0N9D1NQs
Energia:
O Sibelius Karalia Suite
https://www.youtube.com/watch?v=adKwG9ZuzFw
Serenade of Strings (op.48) por Tschaikowsky https://www.youtube.com/watch?v=DPBKukl0oc4
Abertura por Guillermo Tell de Rossini http://www.youtube.com/watch?v=6y7tjxii2y4http://www.youtube.com/watch?v=tIxIknEONkU
Para a cura e harmonia de sua casa:
Tudo sobre Wolfang Amadeus Mozart
http://www.youtube.com/watch?v=df-eLzao63I
José Henrique Nogueira
Musicoterapeuta
Mestre em Educação Musical
Nenhum comentário:
Postar um comentário