segunda-feira, 20 de julho de 2020

Autismo e Musicoterapia




Autismo e Musicoterapia 

Meu querido Miguel é autista não verbal, atualmente, mais próximos, pudemos adiantar alguns trabalhos musicais que poderão servir de inspiração para muitos outros.

Abaixo o percurso do processo:

Comecei apresentando notas musicais escritas nos cartões sem uma ordem ainda estabelecida. A ideia era ele associar as notas escritas por extenso (DO, Re, ...) nos cartões  que eu apresentava e toca-las nas teclas (com nome das notas) do teclado e assim pudesse entender a proposta. 
Posteriormente começamos a trabalhar uma sequência duas três notas (cartões)  em sequência ( DO RE, DO RE MI...) para que ele pudesse entender que a ideia era ler os cartões da esquerda para direita, conforme escrevemos e lemos,  identificar no teclado e tocar. 
Começamos arriscar com um pouco mais de notas até fazermos a escala de dó ascendente dó ré mi fá sol lá si dó. 
Uma vez entendido que era pra tocar conforme as notas apareciam nos cartões propus uma melodia bem simples. 
Au clair de la lune, canção tradicional francesa. Conseguimos uma primeira parte. A ideia de utilizar esses cartões partiu do fascínio que o Miguel tem pelas imagens que ele fica observando e batendo com dedo nas revistas. Aí está pra vocês uma conquista fruto de um processo de trabalho que pode se ampliar, é apenas um começo.
José Henrique Nogueira

Nenhum comentário: